O Governador do Estado do Acre decretou situação de emergência em todo o estado devido à extrema seca e à iminente possibilidade de desabastecimento de água através do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (30). A decisão se baseia no baixo regime de chuvas no primeiro semestre de 2024 e na previsão de pouca precipitação até novembro, resultando na diminuição dos níveis dos rios e no abastecimento crítico em várias comunidades.
No primeiro semestre de 2024, as chuvas foram inferiores ao esperado, com previsão de seca contínua até novembro. A redução do nível dos rios afeta o abastecimento de água, a agricultura e a pecuária e algumas comunidades e aldeias indígenas correm risco de isolamento, dificultando o abastecimento de alimentos e medicamentos.
Por meio desta declaração, foi deliberado autorização para despesas com instalação de abrigos, fornecimento de insumos e outras medidas urgentes. Além de campanhas de conscientização através de divulgação na mídia para informar a população sobre os riscos e medidas de prevenção.