O Governo do Acre anunciou, nesta sexta-feira (9), um decreto de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias no estado. A medida, que deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial, visa agilizar ações de enfrentamento à crise sanitária, como a aquisição de medicamentos e contratação emergencial de profissionais da saúde.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, que destacou o papel do planejamento e da vigilância epidemiológica na tomada de decisões preventivas.
“Esse decreto de emergência faz parte de uma portaria do Ministério da Saúde que cofinancia as ações para que a gente consiga aumentar leitos, contratar profissionais e comprar medicamentos, se houver necessidade. A população pode ter certeza de que estamos acompanhando todo o cenário epidemiológico para evitar desfechos negativos, como fizemos nos anos anteriores”, afirmou o secretário.
Pascoal lembrou que este é um período sazonal de aumento de doenças respiratórias e que a Secretaria de Saúde está tomando medidas com base em dados da vigilância epidemiológica para evitar colapsos no sistema.
Com o decreto em vigor, a Secretaria de Saúde deve divulgar nos próximos dias um plano emergencial detalhado para ampliar a capacidade de atendimento e evitar o agravamento da situação, principalmente em crianças e idosos, que são os mais afetados pelas síndromes respiratórias.