Nesta segunda-feira (1), o Ministério Público do Acre (MPAC), em parceria com o Instituto de istração Penitenciária (Iapen) e a Prefeitura de Rio Branco, realizou a segunda edição do projeto “Sorriso Feliz”, que leva vans odontológicas para dentro do Complexo Penitenciário da capital.
O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, um dos responsáveis pelo projeto, agradeceu a Prefeitura de Rio Branco para disponibilização das vans de saúde bucal. Segundo Vinício, na primeira edição 750 aprisionados foram atendidos pelo projeto.
“Hoje, a gente está dando início à segunda edição do projeto Sorriso Feliz. É uma ação social em conjunto com a Prefeitura, através da Censa. A gente agradece desde já o prefeito, que tem cedido cinco vans odontológicos para fazer os atendimentos às pessoas privadas de liberdade. Fizemos uma ação desse tipo há dois meses, no qual foram atendidos 750 presos. E hoje a gente está dando início à segunda edição, com a expectativa também de atender, em média, 750 presos”, destaca o diretor.

O projeto vai ser realizado pelas próximas duas semanas com as cinco unidades móveis. O intuito do mutirão é beneficiar detentos de mais de 10 pavilhões do Complexo Penitenciário de Rio Branco, tanto da unidade provisória quanto da fechada.
De acordo com o promotor de Justiça do MPAC, Tales Tranin, o projeto “Sorriso Feliz” é de extrema importância, pois a unidade prisional de Rio Branco conta com apenas um dentista, porém o profissional não consegue suprir a demanda. Dessa forma, o projeto consegue atender vários reeducandos em um curto período de tempo.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para a TV Gazeta